06/01/2026
20:42

A Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional em 2023 marca a maior transformação no sistema de tributos do Brasil desde a Constituição de 1988. Para os empresários brasileiros, o novo cenário não é apenas uma mudança técnica, mas uma virada de chave na forma de fazer gestão financeira e estratégica.
Mais do que nunca, compreender o que está por vir é essencial para reduzir riscos, aproveitar oportunidades e manter a competitividade. Neste guia, vamos destrinchar as mudanças, explicar como elas afetam empresas de todos os portes – especialmente pequenas e médias – e mostrar o que você pode fazer agora mesmo para se preparar.
Hoje, o Brasil conta com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com cinco tributos diferentes incidindo sobre o consumo:
Com a Reforma, todos esses serão substituídos por dois impostos principais, dentro de um modelo chamado IVA Dual (Imposto sobre Valor Agregado) — inspirado em sistemas internacionais, mas com adaptações à realidade brasileira.
O modelo de IVA Dual Brasileiro traz mais uniformidade na cobrança de impostos, o que deve facilitar o cumprimento das obrigações fiscais e reduzir distorções.
Empresas de todos os portes serão impactadas, mas micro, pequenas e médias empresas devem ficar especialmente atentas.
A transição para o novo sistema será feita de forma gradual, com períodos de teste e adaptação entre 2026 e 2032, mas quem se antecipa sai na frente. O momento de agir é agora.
Entenda como sua empresa está hoje em termos de organização tributária, regime de apuração e obrigações acessórias.
Contar com uma contabilidade parceira e atualizada é essencial. O profissional contábil será o seu principal aliado para interpretar as mudanças e aplicar estratégias inteligentes.
Sistemas de gestão financeira e emissão de notas fiscais precisarão ser atualizados para o novo modelo. Antecipe-se para evitar gargalos no futuro.
O que funcionava até agora pode deixar de ser vantajoso. Analise cenários com base no novo modelo para manter (ou melhorar) sua eficiência fiscal.
Sim, mudanças geram incerteza. Mas também trazem chances reais de otimização, crescimento e melhoria na gestão. Empresários que se preparam agora terão mais controle, clareza e vantagem competitiva nos próximos anos.
Na Union Empresarial, estamos acompanhando de perto cada etapa da Reforma Tributária para oferecer assessoria contábil estratégica, atualizada e personalizada para o seu negócio.
👉 Quer entender como a Reforma impacta sua empresa e montar um plano de ação inteligente? Fique atento aos nossos conteúdos ou siga a gente no Instagram!